Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dioscorea sanpaulensis R.Knuth EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-08-2012

Criterio: B1ab(iii,iv,v)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Dioscorea sanpaulensis é uma liana que ocorre em Florestas e Campos de Altitude da Mata Atlântica. As subpopulações conhecidas nos Estados de São Paulo e Paraná perfazem EOO inferior a 5.000 km², categorizando a espécie como "Em perigo" (EN). Os registros de São Paulo são coletas feitas na década de 20, em remanescente da Serra do Mar localizado entre a capital e o litoral paulista. A ocupação humana e os impactos associados à urbanização já eliminaram 64% dos remanescentes do município de Santo André (SP), área de ocorrência da espécie. A subpopulação encontrada no Paraná está em remanescente de Mata Atlântica com presença de espécies invasoras, uma ameaça que hoje atinge até mesmo formações de altitude. Assim, são conhecidas duas situações de ameaça para a espécie, as quais causam declínio da qualidade do hábitat e redução da EOO e AOO da espécie. A Serra do Mar é um remanescente contínuo que possivelmente abriga outras subpopulações da espécie, de forma que o desmatamento ocorrido no passado permite inferir que houve declínio do número de subpopulações e de indivíduos maduros.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dioscorea sanpaulensis R.Knuth;

Família: Dioscoreaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

Ocorre em São Paulo e Paraná (Mocochinski, 2006; Kirizawa et al., 2010).

Ecologia

Liana volúvel, perene, que habita áreas florestais e campestres de altitude elevada; fértil em dezembro; polinizada por insetos (Couto, 2010).

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A conduta inadequada de pessoas em atividades recreativas vem causando impactos significativos aos campos de altitude do Paraná. Os mais comuns são o estabelecimento descontrolado de áreas de acampamento, abertura de trilhas e atalhos, uso inadequado do fogo e coleta de espécies vegetais para uso ornamental. Os impactos resultantes podem ser agravados com o estabelecimento de espécies exóticas invasoras nas áreas impactadas, que tendem a se propagar com maior vigor que a vegetação nativa em regeneração (Mocochinsky; Scheer, 2008).

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A contaminação biológica por Pinus sp. na Serra do Ibitiraquire, que há poucos anos atingia apenas montanhas de menores altitudes, já é verificada em trechos mais elevados e em setores mais distantes das áreas antropizadas. Também foram encontradas outras espécies exóticas invasoras, como Lilium regale, Cortaderia selloana e Plantago australis, geralmente associadas a acampamentos (Mocochinsky; Scheer, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU) segundo a Lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Localizada na Estação Biológica do Alto da Serra, Santo André - SP (Kirizawa, com. pess.).

Referências

- MOCOCHINSKI, A. Y.; SCHEER, M. B. Campos de altitude na Serra do Mar Paranaense: aspectos florísticos., Floresta, Curitiba, v.38, p.625-640, 2008.

- COUTO, R. S. Dioscoreaceae (R. Br.) Lindley do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Mestrado. Rio de Janeiro: Museu Nacional-UFRJ, 2010.

- KIRIZAWA, M.; XIFREDA, C.C.; COUTO, R.; ARAÚJO, D. Dioscoreaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil 2010, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB035277>.

- MOCOCHINSKI, A. Y. Campos de altitude na Serra do Mar Paranaense: aspectos flçorísticos e estruturais. Mestrado. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Dioscorea sanpaulensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dioscorea sanpaulensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/08/2012 - 19:41:55